domingo, 29 de agosto de 2010

Trabalhando a Natureza

Hoje o mundo está preocupado com a devastação da natureza e a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da consciência das crianças na importância da natureza para que os seres vivos sobrevivam. Com isso à professora pode trabalhar a conscientização dos alunos junto ao meio ambiente.

Hoje vamos colocar em prática a importância da água na vida do homem e dos animais, deixando bem claro que não pode haver desperdício de água e que a poluição dos rios é uma coisa séria.

Construção de Maquete:

Materiais:

Canetinha preta;

Cola;

Plástico;

Jornal;

Papel crepom;

Papel seda Cromus;

Papel Kraf;

Papel Lumini;

Tampa da garrafa PET;

Tesoura de ponta arredonda.

Colocando em prática.

Com o papel lumini se faz os peixes grandes e pequenos. Use os papeis de cores vibrantes para fazer os peixes do rio limpo e de cores opacas para fazer o rio poluído.

Fazer o peixe de dobradura.

Dobre o quadrado na diagonal, formando um triângulo. Com base do triângulo virada para cima, dobre as duas pontas em direção ao centro e faça um vinco nelas. Desdobre as pontas e corte-os ao longo da marca fornada pelo vinco, deixando um pedaço que as e mantenha presa. Dobre as pontas para trás e cruze-as, formando a cauda do peixe. Para terminar essa etapa peça para os alunos desenhar as feições do peixe, feliz para o rio limpo e triste para o rio poluído. Se o professor preferi pode fazer nessa etapa o desenho do peixe no papel.

Fazer o rio.

Separe a folha de papel kraf para cada cenário. Coloque-os na horizontal e escreva Rio Limpo no topo da folha e Rio Poluído na outra. Amasse duas folhas de papel de seda cromus na cor azul claro e, depois abra-as. Cole-as na parte inferior de cada uma das folhas de papel Kraft, para simbolizar os rios

No cartaz referente ao rio limpo, cole pedaços de papel crepom marrom amassado na borda inferior para simbolizar o fundo. Complete o cenário fixando pedacinhos de papel crepom verde, para mostrar a vegetação presente em um rio limpo. Por fim peça para as crianças fixarem os peixinhos com cores vivas.

Para o rio poluído, solicite aos estudantes que colem os peixes com cores frias e opacas e também alguns objetos que representam a poluição, com copinhos plásticos descartáveis. Tampas de garrafa pet, jornal, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário